Case Study de Sistemas Audiovisuais para Salas de Reunião
Centro de Reuniões - Nova Sede EDP Porto
A Luz e Som ficou encarregue das funcionalidades audiovisuais no edifício, tendo acompanhado o desenvolvimento deste projecto ao longo de dois anos até à instalação final (em 2011).
Para encontros de trabalho mais prolongados, o edifício dispõe de 40 salas de reuniões e de um centro de conferências no piso térreo. Este centro para reuniões ou formação inclui duas salas envolvidas por divisórias Divilux em vidro, que incluem a funcionalidade de obscurecimento. Ou seja, através de um só toque num comando, a “parede de vidro” ganha opacidade suficiente para oferecer privacidade às salas.
Estes espaços foram preparados para que pudessem receber qualquer tipo de reunião e projectadas para um uso intenso por um grande número de pessoas, logo, todos os equipamentos, e principalmente os comandos, teriam que ser simples, intuitivos e robustos.
Cada sala tem instalado um projector de vídeo Sanyo WM 5500L suspenso no tecto, sendo que numa das salas projecta-se em tela fixa com moldura de alto contraste em veludo preto, e na outra directamente na parede branca (a alta luminosidade do projector permite uma imagem de excelente qualidade).
Os sinais dos PCs são injectados nas fichas encastradas nos painéis de pavimento e geridos pelo controlador multifunções Extron MLS 304SA, que também serve de pré-amplificador das colunas activas Sonance CR 101 embutidas em tecto. Todo o sistema é controlado unicamente por um painel de botões Extron MLC 226 IP, fixo na parede, que também controla a abertura e fecho das cortinas da sala. Adicionalmente controla os equipamentos associados por RS323, IR ou contactos secos.
O centro de reuniões inclui ainda um sistema de videoconferência Tandberg que integra uma soundstation da Cisco / Polycom.

Sala de Administração
A sala de administração integra um sistema audiovisual que, embora complexo, é gerido de forma fácil e elegante por um processador Creston que permite controlar todas as funções do sistema, bem como iluminação e cortinas. O controlo é feito através de software Crestron - que permite personalisar toda a interface às necessidade dos utilizadores - e através de tablet. Estão ainda disponíveis duas dois painéis multifunções instaladoas em parede.
Esta sala tem duas telas de projecção eléctricas Oray embutidas no tecto em lados opostos. Ao centro desce um elevador com dois projectores de vídeo de alta resolução Sanyo ZM 5000L. Os sinais de PC têm origem em seis tomadas embutidas na mesa e som gerido por uma matriz Extron que recebe também os sinais RGB da consola de videoconferência Tandberg. O sistema de som é composto por quatro colunas embutidas no tecto Sonance e dois subwoofers, também no tecto, com amplificador dedicado.
Pedir Orçamento
Quer saber mais? Peça já um orçamento para o seu projecto: