Case Study: Sistemas Audiovisuais para Auditório
Introdução: Auditório EPAL - Empresa Pública de Águas de Luanda
A EPAL, no âmbito da construção da sua nova sede em Luanda, consultou a Luz e Som para a aplicação de sistemas audiovisuais no auditório dos edifícios. Do caderno de encargos constavam desde o controle de iluminação, sistema de projecção e de sonorização do espaço e sistema de vídeo conferência e tradução simultânea.
Um dos objectivos do cliente passava por facilitar ao máximo a utilização dos equipamentos pelos utilizadores da sala, não só com a instalação de diversas valências como sistemas de tradução simultânea, som e imagem, mas também pelo controle de toda a sala. Seria ainda necessária uma forma de ligar facilmente diversas fontes de imagem externa que pudessem ser apresentadas em palco, tanto por utilizadores residentes como externos.

Soluções e Equipamentos
Na projecção de imagem, esta ficou apoiada em projector de vídeo profissional NEC PA522U, WUXGA nativo, com 1920 X 1080. O projector é DLP e usa a tecnologia de dual lamp, debitando 5200 Ansi Lumens. Ficou dirigido a uma tela tensionada de 350 x 169 cm. Pretendia-se atingir não só uma qualidade de projecção superior, mas também uma baixa manutenção e alta fiabilidade dada a menor necessidade de troca de lâmpadas.
O som do auditório ficou a cargo de quatro colunas Tannoy VLS 30 passivas. Tratam-se de colunas verticais com 30 drivers e grande dispersão, especialmente indicadas para voz. Foram amplificadas por um amplificador Cloud 4x400W, marca referência em fiabilidade. No processamento, foi seleccionado um processador de áudio Yamaha MTX5.
No sistema de Tradução Simultânea, a escolha recaiu num sistema Televic Confidea com capacidade para três intérpretes. O sistema inclui uma unidade de Presidente de mesa e quatro unidades de Delegados. Todos os 130 lugares têm a possibilidade de ouvir a tradução simultânea através de receptores auscultadores.
Foram ainda instalados switches HDMI 8x1 e VGA 8x1 da Extron, de forma a obter-se uma distribuição de sinal clara e eficaz.
Finalmente, no que concerne à Videoconferência a opção foi pela Polycom HDX 7000-720 HD. O sistema conta com uma câmara Eagle Eye III (1080) com Zoom de 12x.

Controlo e Conectividade com Crestron
A escolha para o controlo integrado dos sistemas audiovisuais e da iluminação não podia deixar de ser Crestron. A interface personalizada é acedida por tablet e é suportada por um processador Crestron AV3 que permite controlar não só os equipamentos audiovisuais, mas também a iluminação, os estores, bem como a climatização. A docking station iPort de mesa permite ainda assegurar um carregamento sem fios (por indução) do tablet de forma a assegurar disponibilidade permanente.
Também na partilha de informação a Crestron facilitou o trabalho: o Crestron Airmedia permite uma ligação rápida e sem fios de vários equipamentos, como computadores ou telemóveis e tablets iOS ou Android. O sistema, que funciona por IP, permite ver no ecrã principal vários ecrãs simultaneamente.
Após a entrega da obra ao cliente, não só foi assegurada uma instalação de grande qualidade e fiabilidade no que concerne aos equipamentos instalados, mas também foram cumpridas as premissas do cliente: facilidade de utilização e controlo, e facilidade de ligações dos vários dispositivos. O auditório EPAL encontra-se em funcionamento pleno desde o princípio de 2016.
Pedir Orçamento
Quer saber mais? Peça já um orçamento para o seu projecto: