Avantgarde Acoustic: colunas de corneta
Os princípios primordiais da transmissão de som
A Avantgarde Acoustic só produz colunas de corneta, baseadas nas leis da física da mãe natureza. Regem-se pelos mesmos princípio de funcionamento do ouvido humano: o funil moldado em abertura tipo chifre amplia ainda mais os mais minúsculos desvios de pressão sonora.

A corneta é a mais natural e poderosa maneira de amplificar as ondas sonoras. Com determinadas saídas, as colunas de corneta têm membranas até 95% mais leves. Além disso, para um determinado tamanho condutor, têm uma acústica de saída até 20 vezes maior. Como resultado, a assinatura áudio é mais viva, dado que a membrana só tem que executar uma fracção do movimento. Uma corneta é a mais sofisticada forma de qualquer altifalante: mínimo de massa e movimento - potência máxima - maior fidelidade - reduzida distorção.
Por isso, a Avantgarde apenas desenha colunas equipadas com corneta, construídas com uma precisão que nunca tinha sido conseguida antes.
O elemento crucial para o desenvolvimento de quaisquer altifalantes é reduzir o número de componentes ao mínimo. Cada parte é responsável pela deterioração do sinal e coloração da resposta. Um dos princípios da Avantgarde é a filosofia de design purista, reduzindo assim os elementos até aqueles que são estritamente necessários.
Nada é decorativo, nada é supérfluo. O que não é necessário é deixada de fora. Além disso, as colunas Avantgarde são construídas sem filtragem passiva no sinal médio. Como tal, o sinal eléctrico do amplificador é dirigido directamente à bobine. Este conceito tem uma força imbatível: simplicidade!
Nova série XA
Pré-Amplificador e Amplificador: contra todas as falhas.
Também o conceito de amplificador foi orientado pela Avantgarde para a próxima etapa da evolução, aplicando os mais recentes resultados de investigação. Mas em vez de apenas renovar, Matthias Ruff, designer de Avantgarde, introduziu tantas novas ideias que finalmente nasceu um novo modelo: o Model Three, amplificador integrado.
Não é esta alegação "contra todas as falhas" que torna o projeto XA único. É a radicalidade da maneira como isso se procurou e se manifesta em vários aspectos, como no artesanato, nos materiais e no design. Torna-se ainda mais claro quando se vê como se superou com inovação os problemas tecnológicos omnipresentes no desenvolvimento de amplificadores: as distorções cross-zero, a contaminação do sistema pela rede pública e as distorções causadas pela vibração dos componentes.
As entradas balanceadas permitem ligar fontes da maior qualidade da melhor maneira possível. Com verdadeiras secções de pré e de potência, e saídas balanceadas de pré, o Model Three também pode ser utilizado como pré amplificador balanceado, tanto para colunas activas como para amplificadores de potência. O design "feedback-quase-zero" e os componentes com qualidade de todo foram imprescindíveis para optimisar a resolução e a facilidade de condução dinâmica, permitindo detalhe, médios fluídos e agudos com um toque de doçura.
Mas a verdadeira especialidade é o circuito cascode. Normalmente aplicado em prés e equipamentos de medição, este circuito aumenta a banda e a respectiva resolução, eliminando a capacidade Miller dos transistores. Isto limita a saída a 38w por canal (@ 8 ohms), mas a alta eficiência das colunas Avantgarde faz disto uma brincadeira, permitindo beneficiar deste circuito ao máximo.
Avantgarde Zero
Colunas de corneta compactas
02/01/2015
As novas Avantgarde Zero, o novo modelo compacto da marca de colunas de corneta, estão disponíveis para audição na Luz e Som, no Porto (por favor contactar para marcação). Mais integradas e compactas, são no entanto genuínas colunas de corneta, até ao último decibel.
Veja ainda reportagem de José Victor Henriques, do HiFi Clube, com audição das Avantgarde Zero e apreciação do showroom da Luz e Som.
www.avantgarde-acoustic.de/pt/avantgarde-acoustic.html
Pedir Orçamento
Quer saber mais? Peça já um orçamento para o seu projecto: